Order:
  1.  2
    A Noção de Partido Nos Ensaios de Montaigne.Gilmar Henrique da Conceição - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):251-265.
    Este artigo procura dar início a um trabalho que visa organizar e sintetizar as reflexões e as posições de Montaigne sobre as questões políticas: a natureza da autoridade política, das leis, dos partidos, do eu. Vale a pena esclarecer que suas idéias sobre a política não nos permitem referir a “conceitos” em razão dos diferentes significados com que os temas são tratados. Por isso, optamos pelo termo “noções”, cujos significados são mais lassos e nos permitem acompanhar Montaigne no registro de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Hermenêutica em Montaigne e Gadamer: Da Arte da Conversação (III, 8) e a Linguagem como Médium da Experiência.Gilmar Henrique da Conceição - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):205-217.
    Este trabalho busca argumentar que a hermenêutica pode ser compreendida como a busca pela interpretação do sentido em Montaigne e em Gadamer. Para Montaigne o acontecimento faz o conhecimento, e não o conhecimento faz o acontecimento. Em Gadamer somente temos a ‘explicação’ e a ‘descrição’. Ambos, porém, constatam que outras possibilidades de inquisição ficaram ocultas pela abstração e pelo logos. Neste sentido, a hermenêutica escava estas camadas esquecidas, soterradas ou desprezadas. Em suma, investigamos como se dá esta busca pelo sentido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. State reason in Montaigne's works.Gilmar Henrique da Conceicao - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):499-507.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark